Sobre

Cidade


Conheça a história do nosso município.

HISTÓRICO

O município tem sua origem a partir do povoado de Jaboti, pertencente ao Município de Teófilo Otoni, que depois passou a ser chamado de Frei Gonzaga, em homenagem a um sacerdote franciscano.

Paralelamente ao desenvolvimento de Frei Gonzaga, a partir de uma fazenda pertencente a Inácio Pereira, que em 1936 foi adquirida por João Roque e sua esposa, Sra. Cristina Ferreira Coimbra, deu-se início a uma nova aglomeração, tendo em vista ter sido, em 1946, descoberto que o subsolo desta fazenda era rico em pedras semi-preciosas, atraindo vários garimpeiros, surgindo daí, pequenos estabelecimentos de comércio para suprir a crescente necessidade dos moradores daquele aglomerado ainda sem nome.

O Sr. João Roque, intentando a organização de uma feira livre em Frei Gonzaga, procurou os líderes políticos locais, João Pedrosa da Costa e Aprígio Martins Gabriel buscando apoio a sua idéia, mas como não houve a participação da população, a feira não se firmou.

Apesar do insucesso da feira em Frei Gonzaga, o Sr. João Roque organizou em sua fazenda uma feira nos mesmos moldes da anterior, e desta vez obteve grande sucesso. A partir daí, com os frequentes eventos ali realizados, a fazenda se tornou um povoado denominado de Belo Oriente.

Na década de 1950, Belo Oriente teve sua primeira professora, Sra. Alexandrina Sena Lima, que lecionava em sua própria casa, até que o Sr. João Roque doou um terreno para construção de um salão.

Em um terreno também doado por João Roque, foi construída, através de mutirão, a igreja católica, com recursos advindos de festas promovidas para esse fim. A primeira missa foi celebrada por Frei Obaldo. O primeiro bispo que visitou o povoado de Belo Oriente foi, Dom José Maria Pires de Araújo, da Diocese de Araçuaí, MG. Em 1974, chega o Padre Domingos, iniciando sua jornada na região.

Em 23 de julho de 1975, foi instalado o Cartório do Registro Civil e Notas, tendo como titular o Sr. Manoel da Silva Medeiros. O primeiro casamento ali realizado foi o do Sr. Marcelo Roque Coimbra com a Sra. Josefa Coimbra Ferreira.

Em novembro de 1976, foi inaugurada a energia elétrica, pelo então prefeito do município (Teófilo Otoni).

FORMAÇÃO ADMINISTRATIVA

Distrito criado com a denominação de Frei Gonzaga (ex-povoado de Jaboti), com terras desmembradas do distrito de Pavão, pela Lei nº 336, de 27-12-1948, subordinado ao município de Teófilo Otoni.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o distrito de Frei Gonzaga, figura no município de Teófilo Otoni.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1991.
Elevado à categoria de município com a denominação de Novo Oriente de Minas, pela Lei Estadual nº 10703, de 27-04-1992, desmembrado de Teófilo Otoni. Sede no atual distrito de Novo Oriente de Minas (ex-Frei Gonzaga). Constituído de 2 distritos: Novo Oriente de Minas e Rio Pretinho, ambos desmembrados de Teófilo Otoni. Instalado em 01-01-1997.

Em divisão territorial datada de 2001, o município é constituído de 2 distritos: Novo Oriente de Minas e Rio Pretinho.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

ALTERAÇÃO TOPONÍMICA DISTRITAL

Frei Gonzaga para Novo Oriente de Minas, alterado pela Lei Estadual nº 10703, de 27-04-1992

 

Bandeira:

 

Brasão: